Robata




Robatayaki, ou apenas robata, refere-se a um estilo de cozinha em que se grelham lentamente frutos do mar, carne, ou legumes, em frente ao cliente, numa chapa sobre carvão, e os produtos grelhados são servidos ao cliente em espetadas.

A origem do termo vem de um restaurante chamado "Robata", em Kokubuncho (em Sendai, na prefeitura de Miyagi), no qual vegetais eram grelhados numa chapa (irori-bata), sendo depois servidos aos clientes. Posteriormente, num restaurante de robata em Kushiro (prefeitura de Hokkaido), começou-se também a grelhar peixe e marisco dessa zona, e essa tradição espalhou-se por todo o Japão.

Uma das características dos pratos robata, onde são grelhadas de modo simples inúmeras iguarias, é que é possível desfrutar destes produtos naturais como se tivessem sido acabados de colher/pescar. Além disso, após serem escolhidas as iguarias, estas são grelhadas à frente dos nossos olhos, o que aumenta ainda mais o apetite.

Especialmente no restaurante de robata de Kushiro, que desenvolveu esta maneira de cozinhar, é possível desfrutar do prazer de consumir produtos frescos acabados de grelhar, que, enquanto cozinhados à nossa frente, proporcionam toda uma atmosfera de sons e cheiros apetitosos.

Além da frescura dos ingredientes, é também importante a maneira ideal de se grelhar cada um deles, e assim sendo é muito diferente comer nos restaurantes especializados em robata ou simplesmente tentar grelhar estes produtos em casa.

Caso queira ver a melhor maneira de grelhar estas iguarias, recomenda-se que escolha um restaurante de robata onde o façam à sua frente.

Apesar da sua simplicidade, este é provavelmente um prato luxuoso nos tempos modernos

0 Comentários